O Giceu


GICEU- Grupo de Pesquisa sobre Imagens, Consumo e Experiências Urbanas.

APRESENTAÇÃO:

O Giceu tem como interesse o estudo de questões relacionadas às mudanças nos processos imagéticos no contexto da comunicação e suas apropriações. Nesse sentido, lida, em suas pesquisas e atividades de extensão, com temas relacionados ao campo da imagem na comunicação e na produção de subjetividades; no campo das tendências socioculturais e histórica do fenômeno da publicidade na dinâmica do consumo e das experiências urbanas no contexto do mundo contemporâneo.

OBJETIVO:

Conhecer e analisar os movimentos urbanos de construção imagética considerando a perspectiva histórica, cultural-artística e mercadológica. Identificar as diferentes formas de consumo na sociedade contemporânea a partir das vivencias e experiências urbanas. Verificar como se constrói a relação entre o consumo e a cultura a partir do contexto histórico.

LINHAS DE PESQUISA:

LINHA DE PESQUISA - IMAGEM E IMAGINÁRIO URBANOS: Trata-se de estudar o modo como a cultura, a memória, o consumo, os valores e as mitologias urbanas se dão a ver hoje em signos imagéticos de diferentes naturezas (fotográfica, plástica, publicitária, cinematográfica, videográfica etc) e como essas imagens, por outro lado, ampliam, reinventam, transformam essas mitologias dando vasão a novas configurações culturais, mercadológicas, novos sonhos e experiências urbanas. Trata-se de estudar as relações de interseção, troca, contaminação entre as produções visuais e o imaginário urbano, tendo como foco a cidade de Fortaleza. Contempla também as pesquisas da cidade como objeto de consumo.

LINHA DE PESQUISA – HISTÓRIA E IMAGENS: Trata-se de perceber as temporalidades diversas que contribuem para validação dos discursos interpretativos das imagens. Em outras palavras, o que se pretende é precipitar as imagens publicitárias ou de modos de consumo, no rio do tempo, vê-las molhadas com as águas da História e, assim, vislumbrar as poliédricas faces de significados que cada passado, em diálogo com o presente, lhes atribui. Para essa linha de pesquisa, portanto, o importante é entender como as diferentes temporalidades interagem com os caminhos de significação das imagens/linguagens publicitárias que são, sempre, historicamente construídas.

A CIDADE PRODUTO E ESPETÀCULO: Esta linha tem por objetivo analisar o processo de reinvenção da cidade a partir do repertório cultural e do patrimônio simbólico, apropriados por meio das narrativas e imagens publicitárias, para atender a força econômica e política da cidade.  Procura ainda identificar como as expressões culturais sedimentadas pelo legado histórico recebem investimento e atenção do estado para atender ao mercado. Portanto, para essa linha de pesquisa, o importante é compreender como as cidades se reinventam para tornarem-se produtos de consumo e de espetáculo.