“ENTRE IMAGENS, CONSUMO E MEMÓRIAS: O CONJUNTO PALMEIRA E
A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014, EM FORTALEZA”
É um projeto que compreende a integração de três cursos:
Comunicação, Cinema e Audiovisual e História. Os moradores do Conjunto
Palmeira, bairro periférico de Fortaleza, conhecido nacional e
internacionalmente pela proposta de economia solidária, pela criação de um
banco comunitário e por uma moeda social, querem mudar a imagem do conjunto
pautada na violência e pobreza divulgada pelos meios de comunicação de massa.
Nesse sentido, a comunidade almeja a criação de uma identidade visual que
sintetize a riqueza cultural e social do bairro tendo como estímulo os festejos
em torno dos 40 anos do bairro e a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que
ocorrerá a cerca de 3km, na Arena Castelão. O bairro que completará 40 anos
este ano (2013) vai comemorar também os 32 anos da Associação dos Moradores do
Conjunto Palmeira (ASMOCONP) e os 15 anos do Banco Palmas. Este trabalho tem por objetivo acompanhar e
auxiliar o processo de transformação imagética do Conjunto por meio de pesquisa
e estudo das narrativas históricas e histórias de vida dos moradores, ou seja,
um inventário de memórias; o mapeamento dos modos de comunicação; oficinas: de fotografia,
de Web Designer e de identidade visual; um
documentário. Trata-se de um projeto de extensão e de pesquisa. Foi selecionado
nacionalmente e contemplado com recursos do edital do PROEXT 2014.
Coordenação: Sílvia Helena Belmino, Osmar Gonçalves dos
Reis Filho, Ana Carla Sabino e Jaílson Pereira Silva.
Integrantes: Cecília Elsa Costa Oliveira, Emyllianny Brasil, Giulianne Moraes Cidade, João Ciro Saraiva Neto, Karine Felipe Oliveira e Pedro Savir da Costa.
Este projeto de pesquisa pretende realizar um
levantamento das primeiras produções publicitárias no estado. A propaganda
cearense é um objeto pouco explorado pela comunidade acadêmica local, muito
embora, se reconheça a importância dessa linguagem na compreensão social,
econômica e cultural em diferentes momentos históricos. Partindo da premissa
que os estudos na área, exceto com a contribuição significativa do professor
Gilmar de Carvalho, são limitados, pretende-se com este projeto compreender a
inserção desta ferramenta mercadológica na sociedade cearense do Século XIX.
Este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento dos anúncios/reclames
publicitários nos jornais cearenses do Século XIX. A pesquisa compreende dois momentos: um
estudo exploratório sobre a presença dos anúncios nos jornais do Século XIX; e a
seleção de um segmento de mercado específico para ser aprofundado.
Coordenação: Sílvia Helena Belmino e. Ana Carla Sabino
Integrantes: Cecília Elsa Costa Oliveira, Emyllianny Brasil, Giulianne Moraes Cidade, Karine Felipe Oliveira e Pedro Savir da Costa.