Proposta do Grupo

“ENTRE IMAGENS, CONSUMO E MEMÓRIAS: O CONJUNTO PALMEIRA E A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014, EM FORTALEZA”

   É um projeto que compreende a integração de três cursos: Comunicação, Cinema e Audiovisual e História. Os moradores do Conjunto Palmeira, bairro periférico de Fortaleza, conhecido nacional e internacionalmente pela proposta de economia solidária, pela criação de um banco comunitário e por uma moeda social, querem mudar a imagem do conjunto pautada na violência e pobreza divulgada pelos meios de comunicação de massa. Nesse sentido, a comunidade almeja a criação de uma identidade visual que sintetize a riqueza cultural e social do bairro tendo como estímulo os festejos em torno dos 40 anos do bairro e a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que ocorrerá a cerca de 3km, na Arena Castelão. O bairro que completará 40 anos este ano (2013) vai comemorar também os 32 anos da Associação dos Moradores do Conjunto Palmeira (ASMOCONP) e os 15 anos do Banco Palmas.  Este trabalho tem por objetivo acompanhar e auxiliar o processo de transformação imagética do Conjunto por meio de pesquisa e estudo das narrativas históricas e histórias de vida dos moradores, ou seja, um inventário de memórias; o mapeamento dos modos de comunicação; oficinas: de fotografia, de Web Designer e de identidade visual;  um documentário. Trata-se de um projeto de extensão e de pesquisa. Foi selecionado nacionalmente e contemplado com recursos do edital do PROEXT 2014.

Coordenação: Sílvia Helena Belmino, Osmar Gonçalves dos Reis Filho, Ana Carla Sabino e Jaílson Pereira Silva.

Integrantes: Cecília Elsa Costa Oliveira, Emyllianny Brasil, Giulianne Moraes Cidade, João Ciro Saraiva Neto, Karine Felipe Oliveira e Pedro Savir da Costa.

 A PROPAGANDA NO CEARÁ

     Este projeto de pesquisa pretende realizar um levantamento das primeiras produções publicitárias no estado. A propaganda cearense é um objeto pouco explorado pela comunidade acadêmica local, muito embora, se reconheça a importância dessa linguagem na compreensão social, econômica e cultural em diferentes momentos históricos. Partindo da premissa que os estudos na área, exceto com a contribuição significativa do professor Gilmar de Carvalho, são limitados, pretende-se com este projeto compreender a inserção desta ferramenta mercadológica na sociedade cearense do Século XIX. Este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento dos anúncios/reclames publicitários nos jornais cearenses do Século XIX.  A pesquisa compreende dois momentos: um estudo exploratório sobre a presença dos anúncios nos jornais do Século XIX; e a seleção de um segmento de mercado específico para ser aprofundado.

Coordenação: Sílvia Helena Belmino e. Ana Carla Sabino

Integrantes: Cecília Elsa Costa Oliveira, Emyllianny Brasil, Giulianne Moraes Cidade, Karine Felipe Oliveira e Pedro Savir da Costa.